Conecte-se através do Eduroam

Você já esteve em algum local e viu, dentre as redes wi-fi disponíveis, uma com o nome de Eduroam? Pode ser que a sua universidade a possua, mas você sabia que é possível se conectar a ela? Descubra como funciona esse serviço. E aprenda como se conectar a ele. Basta dar uma olhada nesse tutorial.

A Eduroam é um serviço desenvolvido para comunidade de pesquisa e educação internacional, e está presente em 74 países. Caso ela esteja disponível na sua universidade, você deve solicitar uma senha para acesso ao serviço. E uma vez cadastrado, é possível se conectar a rede em qualquer lugar do mundo onde ela esteja presente utilizando os dados vinculados a sua matrícula da universidade.

Ao tentar se conectar a rede ela irá te pedir duas informações. Uma delas é a sua identidade, que não é o seu RG. São seis, sete ou oito algarismos que podem ser encontrados na sua carteirinha de estudante, seguidos de @ e a identificação da sua universidade. A outra é a sua senha, que em alguns locais pode ser solicitada no site da instituição de ensino. Pergunte a alguém da coordenação como obter esses dados.

Eduroam

A rede não é diferente daquelas disponibilizadas pelas instituições de ensino. Apenas o acesso a ela que é feito de outra forma. Na Eduroam os dados são exigidos apenas ao se conectar pela primeira vez. Posteriormente a conexão será feita automaticamente, sem a necessidade de autenticação. E o acesso pode ser feito em outras universidades conectadas ao serviço. Caso a sua seja uma delas, informe-se sobre os seus dados para acesso e aproveite.

 

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Mande sua mensagem aqui.


Siga o F8 no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share25
Tweet
Share
+1